O Projeto



O projeto ViAção Paraíba é uma ação para formação crítica nas linguagens do cinema, vídeo e televisão, com uma oficina intitulada Aprendendo a Ler Imagens em Movimento e duas mostras de filmes nordestinos, com debate, no turno da noite.
            A oficina é destinada a todas as pessoas interessadas em audiovisual A ideia é proporcionar aos participantes uma visão geral das linguagens do cinema, do vídeo e da televisão.
            À noite, duas mostras de filmes serão realizadas com entrada franca para toda a comunidade. Este projeto é patrocinado pelo Programa BNB de Cultura, Edição 2011, parceria BNDES, com realização da UFPB, com apoio das Prefeituras Municipais de Umbuzeiro, Picuí e Conceição.

APLICAÇÃO

Oficina com 35 participantes, entre alunos do ensino médio, universitário e pessoas afins da comunidade em geral.

Com duas mostras de filmes, a comunidade  debaterá o problema migratório do          município.
               *A questão da migração interna.
               *A realidade nordestina.
               *A emigração para os grandes centros.
               *As dificuldades de adaptação.
               *O preconceito contra nordestinos.

Realização de um vídeo feito por estagiários contendo as ações do projeto.

RESULTADOS ESPERADOS

- Surgimento de cineclubes e outras associações culturais.

           - Realizadores que produzam obras pertinentes à realidade onde estão inseridos.

           - Formação do olhar crítico para a construção da cidadania na comunidade em geral.



A oficina é ministrada pelo premiado cineasta paraibano Torquato Joel

Biografia:



Nasceu em Sousa-PB, em 1957. Estudou Jornalismo e participou do Ateliê de Cinema Direto do Nudoc. Em 1982 e 1986, realizou estágios de aperfeiçoamento em cinema direto no Atelier de Réalisation Cinématographique - Varennes (Paris). Neste período de formação, efetuou seus dois trabalhos em formato Super 8mm. Em 1986, passou a trabalhar com 16mm e em 1992, frente à crise da produção cinematográfica, experimentou o suporte vídeo, realizando “A alma da pedra”, premiado na Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
Entre 1992 e 1996, Torquato Joel trabalhou como roteirista, assistente de direção e montador em produções cinematográficas variadas na Paraíba. A partir de 1996, realizou vários curtas em 35mm, entre eles “Passadouro” (1999), premiado como melhor filme do Festival de Gramado, melhor documentário no Festival de Recife e melhor direção no Festival de Brasília. Em 2000, foi um dos realizadores convidados a fazer um vídeo para a Mostra 50 Anos de TV e participou com “Cochichola existe, é aqui!”.
O cineasta ainda é responsável pelo projeto ViAção Paraíba (patrocinado pelo Banco do Nordeste) atividade a qual Torquato e equipe viajam pelo interior do estado levando aulas de linguagem de Cinema e TV. 

Algumas de suas obras:

O vídeo documentário 'A margem da luz', que arrebatou um total de 14 prêmios em festivais, incluindo melhor vídeo nordestino do Banco do Nordeste; 'Passadouro', um curta de ficção em 35 milímetros lançado em 1999, que ganhou 19 prêmios em festivais, entre eles melhor filme, direção e fotografia nos festivais de Brasília e Gramado'Transubstancial', um filme experimental em 35mm, que conquistou 15 prêmios, incluindo melhor filme da crítica no Festival de Brasília. Alguns dos trabalhos mais recentes do cineasta são os curtas: "Gravidade", "Aqui" e "Estes"
 .